O que é?
O Batismo é o sacramento fundamental e a condição prévia para todos os outros sacramentos. Consiste na imersão, efusão ou aspersão do batizando na água.
Na Igreja Católica é o sacramento, através do qual, o Sacrifício Pascal de Jesus se aplica aos Homens tornando-os filho de Deus Pai e membros da própria igreja. Com o Batismo ficamos unidos a Jesus Cristo libertando-nos do pecado e abrindo-nos o caminho da salvação (Youcat 194).
O Batismo é uma aliança com Deus e por isso deve ser aceite em liberdade → quando se é adulto e, quando criança essa aceitação deverá ser tomada pelos pais.
Na Igreja Católica, o Batismo é dado à criança e aos adultos convertidos que ainda não tenham sido Batizados (este sacramento só pode ser recebido uma vez).
“O rito essencial deste sacramento consiste em imergir na água o candidato ou em derramar a água sobre a sua cabeça enquanto se invoca o Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” (Youcat 195).
Batismo significa morrer com Cristo e ressurgir com Ele como uma “Nova Criatura” → Uma Vida Nova em Cristo (Youcat 195).
Não é justo negar o Batismo a uma criança nem “desculpar” dizendo que esta, mais tarde, tomará essa decisão → isto será negar a Graça de Deus no batismo (Youcat 196), no entanto quando a criança recebe o batismo terá que confirmá-lo mais tarde quando tem capacidade de dizer em si mesmo que aceita Jesus → CONFIRMAÇÃO.
Com o Batismo é perdoado o pecado original e todos os pecados pessoais, através dele todos os batizados participam na vida Trinitária de Deus. Uma vez batizado o cristão é, para sempre, um filho de Deus e um membro pleno da Igreja; assim pertence, para sempre, a Cristo (Youcat 200).
- A Água simboliza a pureza e o “lavar” dos pecados.
- O Óleo da Unção simboliza a força da Graça de Deus.
- A Vela simboliza a Luz da Fé.
- A Veste Branca representa a pureza do corpo e da alma daquele que recebe o baptismo.
O baptismo é o único caminho para Deus e para a salvação → Cristo é o “Caminho a Verdade e a Vida” (Youcat 199). Com Ele tornamo-nos membros do “Corpo de Cristo”, irmãos do nosso redentor e filhos de Deus. Somos libertados do pecado e destinados a uma vida nova na ALEGRIA (Youcat 200).
Questões frequentes
Até que idade podemos pedir o batismo das crianças?
Os pais podem requerer sempre o Batismo das crianças desde que manifestem desejo de acompanhar o seu crescimento na fé; porém, a partir da idade escolar, ou seja, no ano em que completam seis anos de idade, as crianças farão a preparação para o Batismo integradas na catequese paroquial, o que pode significar dois ou três anos de preparação, em que os pais e os catequistas colaboram intensamente no processo de despertar da fé.
Como deverei escolher os padrinhos?
A Igreja pede que haja, quando possível, apenas um padrinho ou madrinha, ou um padrinho e uma madrinha. Mas se não se encontrar quem reuna os requisitos para assumirem essa missão em nome da Igreja, pode ser celebrado o Batismo sem padrinhos, desde que garantido o crescimento da fé da criança. (Código de Direito Canónico, can. 872 e 873).
Para assumir esta missão devem manifestar sinais claros de pertença à comunidade cristã e de comunhão com a Igreja em todas as dimensões da vida (por exemplo, se vivem conjugalmente com alguém, devem ter já celebrado o Matrimónio na Igreja Católica), de tal modo que possam ser garantes da fé cristã junto daquele a quem são chamados a exercer o múnus de padrinho ou madrinha. Porque ele é o garante da experiência da fé, tem de ser Batizado, ter recebido já a Comunhão da Eucaristia e o Santo Crisma, sacramentos que exprimem a vida de Cristo em nós. (can. 874). Note que é uma exigência universal da Igreja, tendo em conta o maior bem das crianças.
Quais são os resquisitos para ser padrinho?
Para o efeito, devem realizar o Curso de Preparação e cumprir as seguintes condições (can. 874):
- serem escolhidos pelos pais, ou por quem faz as vezes destes;
- terem completado 16 anos (pode haver exceções à idade mínima mas devem ser avaliadas pelo padre que vai batizar);
- não estarem em nenhuma situação canonicamente irregular (união de facto, casados fora da Igreja Católica, etc.);
- serem católicos, com a primeira comunhão, crismados e levarem uma vida de acordo com a fé;
- não serem o pai ou a mãe do batizado.
Tenho mais de 16 anos, ainda posso ser batizado?
O batismo está aberto a todos os não batizados, independentemente da idade. Deverá frequentar a catequese de preparação para o batismo de adultos. Contacte o responsável pela catequese de adultos.
Procedimentos
Os pais devem contactar o cartório para realizar com pedido de batismo com, pelo menos, 3 meses de antecedência.
Os Pais e os Padrinhos do batismo devem realizar a preparação para Baptismo da criança no Centro de Preparação para o Batismo (CPB) paroquial.
Centro de Preparação para o Batismo
Os pais, ao pedirem o batismo para a criança, estão pedindo para ela também a fé, como aparece no rito de acolhida do batismo.
Em vista da responsabilidade que assumem, devem ser adequadamente preparados pela comunidade.
A preparação para o batismo seja feita de preferência na paróquia da qual participam os pais e os padrinhos, territorial ou de afinidade.
Objetivos da preparação
A preparação dos pais e padrinhos, momento privilegiado do anúncio de Jesus Cristo e de seu Evangelho, tem como objetivos:
- anunciar e testemunhar a alegria de seguir Jesus Cristo;
- transmitir o gosto de pertencer à Igreja Católica;
- dialogar com eles sobre a missão da Igreja;
- despertar, acender, reanimar ou intensificar a fé;
- ajudar os que desconhecem a comunidade a conhecê-la;
- procurar integrar as famílias na vida da comunidade;
- acolher e motivar as pessoas para a importância da fé na vida da família;.
- acolher as esperanças e angústias dos pais e padrinhos;
- rezar com a família e padrinhos para agradecer o dom da vida da criança.
Horário e Local
Horário: Terceira sexta-feira de cada mês às 21h00
Local: Salão Polivalente da Igreja Nossa Senhora de Fátima